logo
Líder em informação sobre apostas no Brasil
STJD marca julgamento de pedido do São Paulo para anular jogo contra o Fluminense

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agendou para a próxima quinta-feira, às 10h, no Rio de Janeiro, o julgamento que pode definir a anulação da partida entre Fluminense e São Paulo, disputada no início de setembro pelo Campeonato Brasileiro. O Tribunal Pleno, última instância do STJD, analisará o pedido de impugnação feito pelo clube paulista.

Árbitro Paulo César Zanovelli

A solicitação do São Paulo alega que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli cometeu um erro de direito ao validar o primeiro gol do Fluminense na vitória por 2 a 0. Segundo o clube, a jogada que originou o gol foi irregular, já que o defensor Thiago Silva teria cometido uma infração ao colocar a mão na bola após o árbitro ter dado vantagem em um lance anterior.

O lance polêmico aconteceu no meio de campo, quando Calleri, do São Paulo, cometeu uma falta em Thiago Santos. O árbitro sinalizou vantagem para o Fluminense, mas Thiago Silva, acreditando que a falta havia sido marcada, colocou a mão na bola e a reposicionou. Na sequência, Kauã Elias marcou o gol. O São Paulo defende que, ao tocar na bola com a mão, Thiago Silva deveria ter sido penalizado, o que invalidaria a jogada e, consequentemente, o gol.

A divulgação das imagens e áudios da comunicação entre o árbitro e o VAR aumentou a indignação do São Paulo. Nas gravações, Zanovelli parece se contradizer ao justificar a decisão de validar o gol. O caso gerou repercussão entre dirigentes e torcedores do clube paulista, que primeiro acionou a CBF com um ofício e, posteriormente, formalizou a impugnação no STJD.

Além desse julgamento, o Tribunal Pleno também avaliará um recurso do São Paulo referente às punições aplicadas ao meia Rodrigo Nestor e ao zagueiro Sabino, suspensos após uma briga no clássico contra o Palmeiras. Ambos receberam suspensões de quatro e cinco partidas, respectivamente.

Se o STJD aceitar o pedido de impugnação, a partida entre Fluminense e São Paulo poderá ser anulada, conforme previsto no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de erros de direito em decisões de arbitragem que alteram o resultado de um jogo.

Além disso, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli foi denunciado pela Procuradoria do STJD e pode ser suspenso por até 120 dias, embora esse julgamento não ocorra na mesma sessão de quinta-feira.