Real Madrid e Vini Jr. cancelam ida à cerimônia da Bola de Ouro em meio a rumores de que brasileiro não ganhará prêmio
28 de outubro de 2024 / 12:25
O atacante brasileiro Vinícius Júnior e representantes do Real Madrid não comparecerão à cerimônia da Bola de Ouro nesta segunda-feira, em Paris. A ausência teria sido motivada pela informação, divulgada previamente pela imprensa europeia, de que o prêmio de melhor jogador do mundo não será entregue ao brasileiro, e sim ao meio-campista Rodri, do Manchester City. A notícia foi divulgada inicialmente pela rádio francesa RMC e pelo jornal espanhol Marca, sendo confirmada posteriormente pelo portal ge.
O prêmio, concedido pela revista France Football, é baseado no desempenho dos atletas durante a temporada 2023/24. Com atuações decisivas pelo Real Madrid, que conquistou a Supercopa da Espanha, o Campeonato Espanhol e a Champions League, Vinícius era apontado como um dos favoritos. Contudo, Rodri, vencedor da Eurocopa com a seleção espanhola e eleito melhor jogador do torneio, teria ganhado vantagem no processo de votação, cujos critérios priorizam o desempenho individual, conquistas com a equipe, e o chamado “jogo limpo”.
Rodri teve uma temporada marcante com o Manchester City, que venceu a Premier League e teve o volante como peça fundamental em 50 partidas, nas quais marcou nove gols e deu 13 assistências. Sua performance na Euro 2024, onde a Espanha saiu campeã, foi um fator determinante para consolidá-lo como favorito à premiação, que já não é vencida por um brasileiro desde 2007, quando Kaká foi eleito o melhor do mundo.
A escolha dos vencedores da Bola de Ouro é realizada por um júri de jornalistas de 100 países. Os jurados recebem uma lista de 30 nomes, definida pela redação do L’Équipe e embaixadores da Uefa. Os jurados classificam seus dez preferidos, atribuindo pontuações que vão de 15 pontos para o primeiro colocado até 1 ponto para o décimo. Em caso de empate, o critério de desempate é o número de vezes em que o atleta foi indicado como o primeiro colocado.