Real Madrid é campeão espanhol pela 36ª vez! Vitória sobre o Cádiz e derrota do Barcelona decretam título merengue
5 de maio de 2024 / 09:00
O Real Madrid conquistou neste sábado (4) o seu 36º título da Liga Espanhola, com quatro rodadas de antecedência, após vencer o Cádiz por 3 a 0 pela 34ª rodada e se beneficiar da derrota do Barcelona, atual campeão, por 4 a 2 para o Girona.
A vitória do Girona sobre o Barcelona, em casa, sacramentou o título para os merengues, que abriram 14 pontos de vantagem na tabela de classificação.
Os madridistas dominaram a La Liga desde a 18ª rodada, figurando sempre na liderança, com exceção de breves alternâncias com o Girona nas primeiras jornadas. Em 34 jogos, o Real Madrid somou 27 vitórias, 6 empates e apenas uma derrota, contra o Atlético de Madrid, por 3 a 1, na 6ª rodada.
O time de Carlo Ancelotti se destacou pelo seu poder ofensivo, com 74 gols marcados no campeonato, quase metade deles por Jude Bellingham e Vinicius Junior. Bellingham, inclusive, é o artilheiro da equipe com 18 gols, mas viu seu rendimento cair na reta final da temporada.
Do outro lado, a conquista também se baseou em uma defesa sólida, a melhor do campeonato, com apenas 22 gols sofridos, onze a menos que o segundo melhor, o Athletic Bilbao.
A regularidade do Real Madrid contrastou com a irregularidade do Barcelona e o declínio do Girona na última parte da competição.
Para Ancelotti, a chave para o sucesso foi a combinação de experiência e juventude no elenco: “Esta transição que começou aos poucos está se cumprindo e está correndo muito bem porque os jovens estão evoluindo e os veteranos continuam mantendo um nível fantástico”, disse ele.
Com o título da La Liga garantido, o Real Madrid agora busca a glória na Liga dos Campeões, onde enfrenta o Bayern de Munique nas semifinais. Uma conquista europeia coroaria uma temporada impecável para a equipe merengue.