A tarde deste sábado foi marcada por mais um capítulo turbulento na história recente do Vasco da Gama. Após a goleada por 4 a 0 sofrida para o Criciúma em São Januário, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Ramón Díaz e seu filho, Emiliano Díaz, pediram demissão do comando da equipe cruz-maltina.
A decisão foi comunicada aos jogadores no vestiário logo após a partida. Segundo apurou o ge, a gota d’água para a saída da comissão técnica teria sido a repercussão negativa da derrota nas redes sociais, com alguns torcedores pedindo a demissão de Ramón Díaz no Twitter.
Em pronunciamento oficial após o jogo, o treinador argentino e o filho afirmaram que se sentiram “demitidos pelo Twitter”. A frase gerou ainda mais controvérsia entre os vascaínos, dividindo opiniões sobre a responsabilidade pela saída da dupla.
Com a saída de Ramón Díaz, o clube já definiu um nome para comandar a equipe interinamente: Rafael Paiva, técnico do sub-20, será o responsável por dirigir o Vasco nos próximos jogos, até que um novo treinador seja anunciado.
Paiva, que já havia comandado o time principal em algumas ocasiões na última temporada, terá a missão de reverter a má fase do Vasco no Brasileirão. A equipe ocupa atualmente a 16ª posição na tabela, com apenas três pontos em quatro jogos, e ainda corre risco de entrar na zona de rebaixamento.
Ramón Díaz chegou ao Vasco em julho de 2023 com a missão de recolocar o clube na elite do futebol brasileiro. Em seu primeiro ano, o treinador argentino conseguiu o objetivo, livrando o Vasco do rebaixamento para a Série B. No entanto, em 2024, a equipe não correspondeu às expectativas e amargurou a eliminação precoce na semifinal do Campeonato Carioca, para o Nova Iguaçu.
No total, Ramón Díaz comandou o Vasco em 41 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, um aproveitamento de 50%. Sua saída deixa o clube em busca de um novo treinador que possa reverter a má fase e recolocar o Vasco na rota dos triunfos.
O próximo compromisso do Vasco será na quarta-feira (3), contra o Fortaleza, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Já pelo Brasileirão, a equipe volta a campo no dia 5 de maio, para enfrentar o Athletico-PR, em Curitiba.