Premier League aprova compra de 25% do Manchester United por bilionário Jim Ratcliffe
13 de fevereiro de 2024 / 14:07
A Premier League deu o aval nesta terça-feira (13) para a compra de 25% do Manchester United pelo bilionário Sir Jim Ratcliffe, em um negócio que gira em torno de R$ 8 bilhões. O empresário, presidente da empresa INEOS, passou no teste de propriedade e direção da liga inglesa, que é obrigatório para qualquer novo proprietário ou diretor de clube do Campeonato Inglês.
O acordo de compra havia sido anunciado pelo próprio Manchester United no final do ano passado, mas dependia da aprovação da Premier League. Ratcliffe investirá cerca de 1,25 bilhão de libras (R$ 7,7 bilhões) para adquirir as ações do clube inglês.
Gestão das operações do futebol
Como parte da transação, a INEOS assumirá a responsabilidade da gestão das operações do futebol do Manchester United, incluindo o futebol masculino, feminino e as categorias de base.
Aprovação da FA
A expectativa é que a compra também seja aprovada pela Federação de Futebol da Inglaterra (FA). Essa é a primeira aquisição dentro da Premier League a ser aprovada desde que a liga promoveu mudanças nas regras de supervisão para esse tipo de processo, em março do ano passado.
Mudanças nas regras de supervisão
As novas regras da Premier League visam aumentar a transparência e o controle sobre a compra de clubes da liga. Entre as mudanças, estão a necessidade de os novos proprietários demonstrarem que possuem recursos financeiros suficientes para manter o clube e que não estão envolvidos em atividades ilegais ou que possam prejudicar a reputação da liga.
Futuro do Manchester United
A compra de 25% das ações do Manchester United por Jim Ratcliffe é vista como uma boa notícia para o clube, que vive um momento de instabilidade dentro e fora de campo. A expectativa é que o investimento do bilionário traga mais recursos para o clube e contribua para a sua recuperação no futebol inglês.