logo
Líder em informação sobre apostas no Brasil
Ofensas racistas paralisam La Liga e rendem punição ao Atlético de Madrid

Em um triste capítulo na luta contra o racismo no futebol, o jogo entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao pela 33ª rodada da La Liga foi manchado por ofensas racistas direcionadas ao jogador Nico Williams. O episódio lamentável resultou em paralisação da partida, punição ao Atlético de Madrid e um forte repúdio das autoridades do futebol espanhol.

Reprodução: Instagram/Athletic

O estopim do incidente ocorreu aos 36 minutos do primeiro tempo, quando o placar marcava 1 a 0 para o Atlético. Nico Williams, prestes a cobrar um escanteio, foi alvo de insultos racistas da torcida colchonera. Seu irmão, Iñaki Williams, também percebeu as ofensas e ambos sinalizaram para o árbitro Martínez Munuera.

Diante da situação, Munuera acionou o protocolo da La Liga para casos de racismo. A partida foi paralisada e a organização do evento fez um comunicado pelo sistema de som do estádio, pedindo o fim dos “insultos ofensivos”. Após consulta aos jogadores do Athletic Bilbao, que aceitaram dar continuidade à partida, o jogo foi reiniciado.

Nico Williams, demonstrando força e resiliência, não se intimidou com as ofensas. Aos 45 minutos do primeiro tempo, marcou o gol de empate para o Bilbao e, na comemoração, dirigiu-se à torcida do Atlético, gesticulando em resposta aos ataques racistas.

O episódio gerou grande repercussão e imediata resposta das autoridades do futebol espanhol. A La Liga condenou veementemente os atos racistas, reiterando seu compromisso no combate a tais comportamentos. “No esporte não há lugar para atos racistas ou de ódio. A La Liga condena firmemente qualquer gesto de racismo e seguirá trabalhando até erradicar esses comportamentos intoleráveis do nosso esporte”, declarou a entidade em comunicado oficial.

Como consequência do ocorrido, o Atlético de Madrid foi punido com a portas fechadas para a próxima partida em casa, contra o Sevilla, pela 35ª rodada da La Liga. A medida visa combater o racismo e dar um forte recado de que tais atos não serão tolerados no futebol espanhol.