Meia Thiago Alcântara se aposenta do futebol aos 33 anos, após fim de contrato com o Liverpool
8 de julho de 2024 / 15:36
O meia Thiago Alcântara, filho do bicampeão mundial Mazinho, anunciou sua aposentadoria do futebol nesta segunda-feira (8), aos 33 anos. Revelado pelo Barcelona, o jogador colecionou títulos por clubes de elite da Europa, como Barcelona, Bayern de Munique e Liverpool.
Thiago se destacou desde cedo por sua habilidade com a bola e visão de jogo. No Barcelona, conquistou títulos importantes como La Liga e a Champions League, formando parte da geração de ouro do clube ao lado de Messi, Xavi e Iniesta. Em 2013, transferiu-se para o Bayern de Munique, onde viveu seus melhores anos, conquistando mais sete Bundesligas e mais uma Champions League.
Em 2020, rumou para o Liverpool, buscando novos desafios. No entanto, sofreu com lesões em sequência e não conseguiu se firmar na equipe inglesa, disputando apenas uma partida na última temporada.
Ao anunciar sua aposentadoria, Thiago agradeceu a todos que o acompanharam em sua jornada, desde a base do Barcelona até o futebol de alto nível na Europa. “Estarei sempre disposto a retribuir o que me foi dado e sou grato pelo tempo que desfrutei. Obrigado, futebol. E a todos que me acompanharam e me tornaram um jogador e uma pessoa melhor ao longo do caminho”, escreveu em suas redes sociais.
Apesar do talento inegável, Thiago teve sua carreira abreviada por diversas lesões. As contusões o impediram de disputar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2012, por exemplo.
Lembrança de outros craques que se aposentaram cedo
A aposentadoria de Thiago aos 33 anos nos leva a lembrar de outros grandes jogadores que também encerraram suas carreiras precocemente, como Zinedine Zidane (34 anos), Frank Rijkaard (33 anos), Michel Platini (32 anos) e Marco van Basten (28 anos).