O United surpreendeu desde o início da partida, abrindo o placar aos 29 minutos com um gol de Garnacho, que aproveitou um erro da defesa do City. Aos 39′, Mainoo ampliou a vantagem após um belo contra-ataque. O City, atual campeão da Premier League, teve dificuldades para criar chances e viu o primeiro tempo terminar com 2 a 0 para os Red Devils.
Na volta do intervalo, Guardiola apostou na entrada de Doku para tentar reverter o placar. O City pressionou bastante, com Haaland quase marcando e Walker obrigando Onana a fazer uma grande defesa. A estratégia surtiu efeito aos 42 minutos, quando Doku diminuiu o placar com um chute rasteiro. Nos acréscimos, o City ainda teve chances de empatar, mas a defesa do United se segurou e garantiu a vitória.
Com o triunfo, o Manchester United conquista seu 13º título da Copa da Inglaterra, igualando o recorde do Liverpool. O último título dos Red Devils na competição havia sido em 2016. Além da taça, a equipe também garante uma vaga na Liga Europa na próxima temporada.