logo
Líder em informação sobre apostas no Brasil
John Textor é multado e recebe ultimato para apresentar provas de manipulação no STJD

Em sessão realizada nesta segunda-feira (6), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu multar John Textor, sócio majoritário da SAF Botafogo, em R$ 60 mil por não apresentar provas de suas denúncias de manipulação de resultados no futebol brasileiro. O norte-americano tem cinco dias para entregar os documentos que alega possuir, sob pena de sofrer novas sanções.

Reprodução: TV Senado

A multa foi aplicada com base no artigo 220-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune quem “deixar de colaborar com os órgãos da Justiça Desportiva”. Textor também poderá ser julgado pelo artigo 223 do CBJD, que trata do “descumprimento de decisão da Justiça Desportiva”, caso não apresente as provas dentro do prazo estipulado.

As denúncias de Textor foram feitas em fevereiro deste ano, após a partida entre Botafogo e RB Bragantino pela Libertadores. Na ocasião, ele afirmou ter gravações de árbitros reclamando de não terem recebido propina.

Em abril, Textor voltou a falar sobre o assunto, desta vez acusando o Palmeiras de ser beneficiado por “dois anos” e divulgando um documento que, segundo ele, indicava manipulação em um jogo entre São Paulo e Palmeiras no Brasileirão de 2023.

Esta é a segunda punição que Textor recebe do STJD em menos de um mês. No final de abril, ele foi suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil por ofensas à arbitragem e ao presidente da CBF após a derrota do Botafogo para o Palmeiras em novembro do ano passado.

O caso ainda está em andamento e o futuro de Textor no futebol brasileiro dependerá das provas que ele apresentar.