logo
Líder em informação sobre apostas no Brasil
INÉDITO: Árbitros de futebol ucranianos serão testados em detector de mentiras

Em uma iniciativa inédita no futebol, a Federação Ucraniana de Futebol (UAF) anunciou nesta terça-feira (20) que seus árbitros serão submetidos a testes de polígrafo (detector de mentiras) antes das partidas. A medida, idealizada pelo presidente da entidade, o ex-jogador Andriy Shevchenko, visa diminuir as reclamações sobre decisões dos juízes e combater possíveis casos de corrupção no esporte.

Reprodução: Federação Ucraniana de Futebol

A decisão foi tomada por Kateryna Monzul, recém-nomeada chefe da arbitragem da UAF. Monzul será responsável por desenvolver um procedimento para a aplicação dos testes de polígrafo, que serão realizados após o sorteio dos árbitros para cada partida. Essa medida representa uma mudança significativa no sistema de arbitragem do país, onde anteriormente os juízes eram escolhidos por nomeação da federação.

A iniciativa da UAF segue uma proposta feita ao Judiciário da Ucrânia, que também estuda a utilização de polígrafos para juízes e magistrados. A expectativa é que a medida contribua para a transparência e a justiça no futebol ucraniano, além de aumentar a confiança do público na arbitragem.