Histórico! Brasileirão terá arbitragem 100% feminina pela primeira vez no duelo entre Internacional e Atlético-GO
26 de abril de 2024 / 16:16
Um marco histórico será escrito no domingo (28) na Série A do Campeonato Brasileiro. A partida entre Internacional e Atlético-GO, válida pela 4ª rodada, terá pela primeira vez uma equipe de arbitragem composta exclusivamente por mulheres.
Edina Alves, árbitra FIFA, comandará o trio de campo, auxiliada por Neuza Inês Back e Fabrini Belivaquia Costa, também árbitras FIFA. A equipe completa-se com Thayslane de Melo Costa como quarta árbitra.
A sala de VAR também será comandada por mulheres: Daiane Muniz será a árbitra de vídeo, com Amanda Pinto Matias como AVAR. Charly Wendy Straub Deretti atuará como assistente de VAR, e Regildênia de Holanda Moura será a observadora.
A escalação de uma equipe de arbitragem 100% feminina para uma partida da Série A representa um passo importante para a promoção da igualdade de gênero no futebol brasileiro. A CBF e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) estão a ser elogiadas pela iniciativa, que visa dar mais visibilidade às mulheres no esporte e incentivar a participação feminina na arbitragem.