Em um jogo eletrizante no Couto Pereira, o Grêmio cedeu o empate por 1 a 1 para o Estudiantes, neste sábado (8), pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Com o resultado, o Tricolor avança em segundo lugar na chave e terá o Fluminense como adversário nas oitavas de final. A decisão do confronto será no Rio de Janeiro.
O Estudiantes, já eliminado da competição, surpreendeu e começou o jogo pressionando o Grêmio. Aos 6 minutos, Correa reclamou pênalti, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. Aos 11, Piatti finalizou com perigo por cima do gol de Marchesín. A resposta gaúcha veio aos 19, com Dodi recebendo belo passe de Diego Costa e finalizando, mas parando em Mansilla. O jogo seguiu equilibrado até o final do primeiro tempo, com Romero assustando o Grêmio em cobrança de falta aos 39 minutos.
O Grêmio voltou melhor para o segundo tempo e logo abriu o placar aos 2 minutos, com Cristaldo aproveitando assistência de Diego Costa. A alegria, no entanto, durou pouco. Aos 7 minutos, o centroavante brasileiro deixou o campo com suspeita de lesão muscular no adutor da coxa, desfalcando o time gaúcho.
Com a saída de Diego Costa, o Estudiantes se aproveitou e cresceu em campo. Aos 14 minutos, Cetré finalizou com perigo à direita de Marchesín. O Grêmio se acomodou e pouco ameaçou a meta adversária. As trocas promovidas por Renato Portaluppi pouco surtiram efeito. Na pressão final, o Estudiantes empatou aos 37 minutos, em lance de bola parada. Sosa cobrou escanteio, Méndez ganhou da marcação e cabeceou para o gol. O Grêmio não teve forças para reagir nos acréscimos e garantiu a vaga nas oitavas de final com o empate.
Com o resultado, o Grêmio termina o Grupo C na segunda colocação, com 10 pontos, atrás do The Strongest, que venceu o Huachipato por 4 a 0 e assume a liderança com 11 pontos. O Estudiantes termina na lanterna, com 3 pontos, enquanto o Huachipato fica com 4 pontos e vai disputar a Sul-Americana.
O Grêmio agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será na quinta-feira, dia 14, às 20h, contra o Flamengo, no Maracanã, pela 8ª rodada. Já o Estudiantes volta a campo no mesmo dia, diante do Sarmiento, pelo Campeonato Argentino.