logo
Líder em informação sobre apostas no Brasil
Grêmio anuncia saída de Renato Gaúcho após mais de dois anos no comando

O Grêmio oficializou nesta segunda-feira (9) que Renato Portaluppi não continuará como técnico do clube. O contrato, que termina em 31 de dezembro, não será renovado, encerrando a quarta passagem do treinador à frente do Tricolor Gaúcho. A decisão foi anunciada após uma reunião entre Renato e o presidente do clube, Alberto Guerra, em um hotel de Porto Alegre, onde o técnico reside.

Renato Gaúcho

Despedida com reconhecimento mútuo
Renato, que deixou o local sem falar com a imprensa, comentou brevemente sobre sua saída enquanto saía de carro. “Fiz tudo pelo clube, sempre fui sincero, trabalhei e procurei dar o máximo. Preciso de um descanso para minha cabeça. Infelizmente, vou dar um tempo no ciclo, mas sei que as portas sempre estarão abertas para mim. Ninguém vai apagar minha história no clube”, afirmou.

O treinador também avaliou a temporada de 2024, mencionando que a decisão partiu dele próprio. “Estou com a consciência tranquila. Achei que era a hora. Sempre falei que, se achasse que estivesse atrapalhando, iria embora. Preciso de férias para minha cabeça. Ontem conversei com o presidente e, hoje, reafirmei minha decisão”, completou.

Após a reunião, Renato participou de um almoço de despedida com funcionários do clube no CT Luiz Carvalho. Na última sexta-feira, os jogadores já haviam realizado uma confraternização de fim de ano no mesmo local.

Retrospecto no comando técnico
Durante sua quarta passagem, Renato ficou à frente do Grêmio por dois anos e três meses, acumulando 141 partidas, com 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas, alcançando 57% de aproveitamento. Conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho e foi vice-campeão brasileiro em 2023. Em 2024, a equipe foi eliminada nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores e garantiu a permanência na Série A com duas rodadas de antecedência.

Renato encerra esta etapa como o técnico que mais vezes comandou o Grêmio em sua história, com 805 partidas, somando 542 jogos como treinador.

Nota oficial do Grêmio
Em comunicado, o clube destacou a importância do técnico:
“O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente Alberto Guerra, o treinador informou o desejo de deixar o clube. Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador. O Clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor e seguirá torcendo pelo seu sucesso. Ídolo como atleta e técnico, Renato será sempre reconhecido por sua contribuição ao Grêmio.”