A Conmebol liberou nesta sexta-feira (2) o Estádio Municipal de El Alto, na Bolívia, para sediar jogos da Copa Libertadores 2024. A casa do Always Ready, a 4.070 metros acima do nível do mar, é o segundo estádio mais alto do mundo e será palco da estreia do clube na competição, contra o Sporting Cristal, no dia 20 de fevereiro, pela segunda fase prévia.
“Um dia muito histórico para toda a cidade de El Alto. A Conmebol enviou um e-mail aprovando o estádio Villa Ingenio”, comemorou o presidente do Always Ready, Andrés Costa, durante evento com a prefeita Eva Copa no local.
Em 2024, o clube lançou a campanha “La Copa se joga EM CASA” para pressionar pela aprovação do estádio. A Conmebol inspecionou o local na última segunda-feira e exigiu algumas melhorias, como a troca da grama sintética por natural, um novo sistema de iluminação e obras estruturais no estacionamento, vestiários e arredores.
O Estádio Municipal de El Alto tem capacidade para 25 mil espectadores e foi inaugurado em 2017. Em 2019, um árbitro morreu após sofrer parada cardíaca em um jogo no local.
O Always Ready, fundado em 1933, disputa a Libertadores pela quarta vez consecutiva. Em 2021, 2022 e 2023, o clube mandou seus jogos em La Paz. Se avançar na fase prévia, o Always Ready enfrenta Puerto Cabello ou Defensor na disputa por uma vaga na fase de grupos da Libertadores.
Outros estádios de altitude
O Villa Ingenio é o estádio em maior altitude da Bolívia, seguido pelos da cidade de Potosí (3,9 mil metros), Oruro (3,7 mil metros) e La Paz (3.650 metros).
Na América do Sul, o estádio na maior altitude é o peruano Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco, localizado a 4.378 metros acima do nível do mar.
Melhorias no estádio
As principais melhorias exigidas pela Conmebol para a liberação do Estádio Municipal de El Alto foram:
Próximos jogos do Always Ready