Comentarista argentino é demitido de TV espanhola após comentários racistas contra Lamine Yamal, do Barcelona
11 de abril de 2024 / 16:54
O ex-goleiro argentino Germán Burgos foi demitido da TV espanhola Movistar Plus+ nesta quinta-feira (11) após comentários racistas direcionados ao jogador Lamine Yamal, do Barcelona.
Antes do jogo entre PSG e Barcelona pelas quartas de final da Champions League, Burgos disse que “se o atacante não der certo no futebol, pode terminar em um semáforo”.
A fala gerou grande repercussão negativa nas redes sociais e levou ao boicote da Movistar Plus+ por parte do Barcelona e do PSG. Os dois clubes se recusaram a dar entrevistas à emissora em repúdio ao comentário racista.
A Movistar Plus+ emitiu um comunicado oficial informando a demissão de Burgos, citando o código de conduta interno da empresa que possui “tolerância zero a qualquer comportamento discriminatório”.
Burgos se retratou em sua conta no Instagram, dizendo que não era sua intenção prejudicar Lamine Yamal, o Barcelona, os jogadores, a UEFA ou a Movistar Plus+. Afirmou que pretendia fazer uma piada sobre qualidade e virtudes, e não sobre etnia ou classe social.