Clubes pedem à CBF paralisação do Brasileiro durante Copa América e adiamento da Copa do Brasil
16 de fevereiro de 2024 / 12:10
Em busca de minimizar o impacto da Copa América no Campeonato Brasileiro, clubes da Série A se uniram para solicitar à CBF a paralisação do Brasileirão durante o torneio continental, que será realizado nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 de julho.
A proposta, confirmada pelo Flamengo e outros times, como Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco, visa evitar a desfalque de jogadores convocados para suas seleções durante o Brasileirão.
Para compensar a paralisação, a ideia é inverter as datas das rodadas do Brasileirão que coincidem com a Copa América com as oitavas e quartas de final da Copa do Brasil. Dessa forma, os times não perderiam jogadores em nenhuma das competições.
Impacto da Copa América no Brasileirão
A Copa América, por ser um evento oficial da FIFA, exige que os clubes liberem seus jogadores convocados. Na última Data FIFA, em novembro, 29 jogadores da Série A foram chamados por seleções sul-americanas.
Consequências da mudança
Se a CBF aprovar a proposta, a final da Copa do Brasil seria adiada para os dias 11 e 15 de dezembro, após o fim do Brasileirão.
Aguardando resposta da CBF
Os clubes que pleiteiam a mudança do calendário enviaram um ofício à CBF nos últimos dias e aguardam uma resposta da entidade.