A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demitiu nesta sexta-feira (16) o técnico Ramon Menezes e o coordenador de seleções de base, Branco, após o vexame da Seleção Brasileira no Torneio Pré-Olímpico da Venezuela. A equipe não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, ficando em terceiro lugar no grupo B.
As demissões, publicadas primeiramente pelo site “Uol”, fazem parte da reformulação do departamento de futebol da CBF. A partir da próxima semana, Rodrigo Caetano assume como diretor de seleções. Ele já se reúne com Ednaldo Rodrigues nesta sexta-feira na sede da CBF. Juan, ex-zagueiro e dirigente no Flamengo, também negocia com a CBF.
Ednaldo se antecipou para que as demissões não fossem condicionadas a Caetano, que chega com autonomia para definir as novas diretrizes e os novos contratados para todas as categorias da equipe nacional. As demissões devem ser formalizadas no início da semana que vem.
Ramon e Branco acumulam eliminações precoces
O resultado no Pré-Olímpico da Venezuela se soma às eliminações consideradas precoces também nos Mundiais Sub-17 e Sub-20. Os questionamentos sobre o trabalho de Ramon Menezes eram crescentes e mesmo a vaga em Paris deixaria o técnico em risco por conta da má performance da equipe.
Ramon chegou à Seleção no início de 2022 para conduzir a equipe Sub-20. Neste caminho, foi campeão Sul-Americano sub-20 e do Pan-Americano com o time Sub-23 no ano passado. Problemas com a liberação de atletas se tornaram repetitivos, assim como os questionamentos ao modelo de jogo do Brasil.
Tetracampeão do mundo, o ex-lateral Branco encerra sua segunda passagem na função de coordenador das seleções de base e acumula títulos. Campeão mundial sub-17 e sub-20 em 2003, retornou ao cargo em 2018 para levantar mais um troféu do Mundial sub-17 e levar a medalha de ouro olímpica em Tóquio-2020. No total, são 14 conquistas oficiais nas duas vezes em que exerceu o cargo.
Outras mudanças na CBF
Phelipe Leal, técnico da seleção sub-17, pediu demissão e vai trabalhar com André Jardine, no América do México. Dudu Patetuci, técnico da sub-15 contratado por Branco, dificilmente vai permanecer na CBF.
Hamilton Correia, administrador que estava na CBF há 10 anos, vai trabalhar na seleção feminina dos EUA. Ele fez parte da delegação da seleção masculina principal nas últimas duas Copas do Mundo.