CBF define plano para recuperar jogos atrasados do Brasileirão com uso de datas Fifa e inversão de mandos
27 de maio de 2024 / 17:50
A CBF, em conjunto com os clubes da Série A, definiu nesta segunda-feira (27) um plano para recuperar os jogos do Brasileirão que foram adiados em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul. As medidas incluem a utilização de datas Fifa e inversão de mando de campo.
As duas rodadas do Brasileirão que foram interrompidas no dia 15 de maio serão disputadas na data Fifa de setembro, que vai de 2 a 10. Essa decisão foi tomada para evitar que os clubes fiquem desfalcados de jogadores que estejam convocados para as seleções nacionais.
A CBF também flexibilizará o mando de campo para permitir que Grêmio, Inter e Caxias tenham mais tempo para recuperar seus estádios e centros de treinamento, que foram danificados pelas chuvas.
Além das datas Fifa e da inversão de mando, a CBF também decidiu que o Brasileirão terminará no dia 8 de dezembro, sem adiamentos. A entidade ainda não divulgou a tabela detalhada com as novas datas das partidas.
Os representantes dos clubes da Série A presentes na reunião da CBF se mostraram satisfeitos com as medidas definidas. O presidente do São Paulo, Júlio Casares, afirmou que “nem sequer foi discutida” a possibilidade de não haver rebaixamento no Brasileirão este ano.
Grêmio e Inter, que foram os times mais afetados pelas chuvas, terão um calendário mais apertado nas próximas semanas. Os dois times terão que disputar seus jogos do Brasileirão, da Libertadores e da Sul-Americana, além da Copa do Brasil. Para isso, a CBF utilizará também as semanas destinadas a essas competições para recuperar as rodadas atrasadas do Brasileirão.