O cenário da Copa do Brasil de 2024 começa a se desenhar com a data do sorteio da primeira fase já definida: a próxima terça-feira (30), às 15h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os 92 clubes participantes aguardam ansiosos para conhecerem seus primeiros adversários e, para alguns, os possíveis caminhos até as fases decisivas.
Formato e Detalhes da Competição
A competição reunirá 92 equipes, com 12 delas entrando diretamente na terceira fase. Na primeira etapa, os confrontos serão em jogo único, com o mando de campo do time pior classificado no ranking. A peculiaridade deste formato é que a equipe visitante terá a vantagem do empate, enquanto os donos da casa precisam vencer para continuar na disputa.
A tabela básica prevê o início da competição em 21 de fevereiro, com as partidas do segundo mata-mata também em formato único. Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão da vaga será realizada por meio de cobranças de pênaltis.
Na terceira fase, gigantes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, e outros, entrarão na competição, com os confrontos sendo novamente determinados por sorteio.
Mudanças Notáveis na Edição Atual
Uma das notáveis mudanças nesta edição é a ausência de alguns clubes tradicionais devido à alteração no critério de classificação. Times como Santos, Chapecoense, Avaí, Vila Nova, e outros, não marcarão presença na disputa, trazendo um novo panorama à competição.
Potes e Possíveis Confrontos
Os times mais bem ranqueados (potes A, B, C e D) disputarão a primeira fase fora de casa, porém, com a vantagem do empate. O chaveamento seguirá a ordem: clubes do pote A enfrentam os do pote E, B contra F, C versus G, e D contra H.
Segue a distribuição dos times nos potes:
Pote A x Pote E
Pote B x Pote F
Pote C x Pote G
Pote D x Pote H