A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (7) o adiamento por 20 dias de todas as partidas dos times gaúchos nas competições nacionais e internacionais organizadas pela entidade. A medida afeta Grêmio, Internacional e Juventude na Série A do Brasileirão, além de outros clubes do estado que disputam as séries C e D do campeonato nacional, as três divisões do Brasileirão Feminino, o Brasileiro Masculino Sub-20 e o Brasileiro Feminino Sub-20, além da Copa do Brasil.
A decisão foi tomada em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana, causando alagamentos, inundações e transtornos em diversas cidades. A situação foi agravada com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, principal terminal aéreo do estado, por pelo menos um mês.
Com o adiamento, os jogos dos times gaúchos nas próximas rodadas do Brasileirão e da Copa do Brasil serão remarcados. As partidas adiadas até o momento são:
As partidas dos clubes gaúchos nas competições internacionais também foram adiadas. A Conmebol adiou o confronto do Grêmio contra o Huachipato, no Chile, pela Libertadores, e do Inter contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Sul-Americana.
As fortes chuvas causaram danos às estruturas de Grêmio e Inter. Os gramados da Arena do Grêmio e do Beira-Rio foram alagados, e os CTs das equipes também sofreram inundações, interrompendo os treinamentos. O Juventude, por sua vez, conseguiu retomar as atividades em Caxias do Sul, mas enfrenta dificuldades logísticas devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho.
As chuvas no Rio Grande do Sul já causaram 90 mortes, 131 desaparecidos e 362 feridos. Mais de 204 mil pessoas estão fora de casa, e 397 dos 497 municípios do estado registraram algum tipo de problema relacionado às inundações.