Catar bate a Jordância e conquista bicampeonato da Copa da Ásia com hat-trick do meia Afif
10 de fevereiro de 2024 / 18:30
O Catar se consagrou bicampeão da Copa da Ásia neste sábado (10), após vencer a Jordânia por 3 a 1 no Estádio Lusail, em Doha. O grande destaque da partida foi o meia Akram Afif, que marcou os três gols da seleção catari, todos de pênalti, e se tornou o artilheiro da competição com oito gols.
Em um primeiro tempo equilibrado, o Catar conseguiu abrir o placar aos 22 minutos. Afif, camisa 11, converteu a cobrança de pênalti com categoria e, na comemoração, surpreendeu a todos ao realizar uma mágica com cartas de baralho.
No segundo tempo, a Jordânia buscou o empate, mas o Catar se mostrou superior. Afif ampliou a vantagem aos 55 e 73 minutos, ambos os gols de pênalti. O gol de honra da Jordânia saiu aos 87 minutos, com Al-Naimat.
Com a vitória, o Catar se consolida como uma das principais potências do futebol asiático. A seleção comandada pelo espanhol Félix Sánchez Bas se junta à lista de seleções que conquistaram o bicampeonato da Copa da Ásia, que inclui Japão, Irã e Arábia Saudita.
Melhor campanha da Jordânia
A Jordânia, por sua vez, apesar da derrota na final, fez a sua melhor campanha na história da Copa da Ásia. A equipe nunca tinha passado das quartas de final do torneio e, nesta edição, chegou à final pela primeira vez.
Destaque individual
Akram Afif foi o grande nome da Copa da Ásia. O meia do Catar foi o artilheiro da competição com oito gols marcados, além de ter sido eleito o melhor jogador do torneio. Afif se destacou pela sua habilidade, velocidade e faro de gol.
Momento histórico para o Catar
A conquista do bicampeonato da Copa da Ásia é um momento histórico para o Catar. A seleção, que se prepara para sediar a Copa do Mundo em 2022, demonstra estar em um bom momento e pode ser uma das surpresas do Mundial.