Brasil cai no Ranking da FIFA após fracasso na Copa América; Argentina segue no topo e Espanha sobe para terceiro
18 de julho de 2024 / 08:52
A eliminação nas quartas de final da Copa América custou uma posição ao Brasil no Ranking da FIFA divulgado nesta quinta-feira (18). A seleção brasileira agora ocupa o quinto lugar, atrás da Argentina, líder pela segunda vez consecutiva, da França e da Espanha, que subiu para o terceiro lugar após a conquista do tetracampeonato da Eurocopa.
A campanha decepcionante na Copa América, com derrota para o Uruguai nos pênaltis nas quartas de final, fez com que o Brasil cedesse a quinta posição para a Inglaterra, vice-campeã da Euro. A equipe comandada por Dorival Júnior agora soma 1.785,61 pontos, atrás dos 1.812,26 da seleção inglesa.
A Argentina, campeã da Copa América, segue reinando no topo do ranking com 1.901,48 pontos. A França, semifinalista do torneio continental, se mantém na vice-liderança com 1.854,91 pontos.
O grande destaque da atualização é a Espanha, que subiu cinco posições e agora ocupa o terceiro lugar com 1.835,67 pontos. O título inédito da Eurocopa, conquistado com vitória sobre a Inglaterra na final, impulsionou a seleção espanhola no ranking.
Outro destaque é a Colômbia, vice-campeã da Copa América, que entra no top 10 pela primeira vez desde 2019. A equipe sul-americana ocupa a nona posição com 1.727,32 pontos. Já a Croácia, eliminada na fase de grupos da Euro, deixa o top 10.