Botafogo sofre maior derrota de um brasileiro para equipe não europeia na história do Mundial
12 de dezembro de 2024 / 08:33
O Botafogo foi eliminado da Copa Intercontinental de Clubes ao perder por 3 a 0 para o Pachuca, do México, nas quartas de final. Os gols foram marcados por Idrissi, Deossa e Rondón, em um resultado que se tornou a maior derrota de uma equipe brasileira para adversários não europeus na história da competição.
A marca negativa superou os desempenhos anteriores do Internacional, que perdeu por 2 a 0 para o Mazembe em 2010, e do Atlético Mineiro, derrotado por 3 a 1 pelo Raja Casablanca em 2013. Outros clubes brasileiros que caíram antes da final foram o Palmeiras, eliminado em 2022 pelo Tigres após derrota por 1 a 0, e o Flamengo, superado por 3 a 2 pelo Al Hilal em 2023.
Além do placar histórico, o Botafogo estabeleceu outra marca indesejável: tornou-se o primeiro clube brasileiro campeão da Conmebol Libertadores a não avançar às semifinais do Mundial, no primeiro ano em que as equipes sul-americanas começaram a disputar a competição a partir das quartas de final.
Após a eliminação, o elenco alvinegro retornará ao Brasil e entrará em férias a partir desta terça-feira (12). A reapresentação está marcada para janeiro, quando o Botafogo iniciará a preparação para o Campeonato Carioca.